...::: Coisas do Trance :::... =D
Música e cultura psicodélica da Amazônia
quinta-feira, junho 21, 2007
Música Eletrônica é...

...toda música criada com o uso de equipamentos e instrumentos electrónicos. Sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição, são algumas das ferramentas usadas para as composições que geralmente são intuitivas ou podem nascer de momentos de grande inspiração. Estes softwares são desenvolvidos para facilitar a arte de criar, possibilitando até mesmo, pessoas que não tem experiência musical iniciar suas produções.

A evolução da música e todos os seus elementos usados para melhorar as composições ou arranjos, fez com que a música eletrônica, mais conhecida como e-music, passasse de vertente da música erudita para o ciclo da música popular. Essa interação se sofisticou devido ao avanço da informática. Neste seu primeiro momento, mantinha uma relação fiel com o nosso velho e bom o rock in rool, assim como mantém até hoje. Artistas como Nine inch Nails, Ill Ñino e Nação Zumbi, não abrem mão do uso destes elementos em suas composições, fazendo um mix de música concreta com a virtual.

E como de toda boa relação rende bons frutos, a e-music começou a se tornar um pouco mais independente, transformando-se num estilo de música própria, marcado pelo auge da música “Disco” no final da década de 70, os estilos mais dançantes como o techno, acid, house, trance e drum’n’bass começaram a dar seus ares pelas pistas de dança do globo. Esses novos ritmos, ajudaram no desenvolvimento e na aceitação da música eletrônica na indústria musical.

A partir do surgimento dessas novas ramificações dentro da e-music, ela se torna, além de um estilo musical, um estilo de vida. Um belo exemplo disso, é o surgimento das “Raves”, eventos baseados na e-music, voltados para a elevação da consciência (uma fuga da realidade), onde os artistas (DJs) utilizam todos os seus aparatos eletrônicos em suas apresentações.

A composição da e-music possibilita a criação de novos ritmos (mais rápidos e precisos ou mais lentos), sons, barulhos e o que de mais a criatividade do produtor deixar. É um toque ilimitado de possibilidades devido as misturas de elementos como percussão, voz e instrumentos tradicionais.

Música eletrônica no Brasil – O interesse por música eletrônica em nosso país não acompanhou o ritmo pop eletrônico dos anos 80 e 90 dos países de 1º mundo. O interesse surgiu em meados dos anos 90, principalmente pelo techno, que dava aquela cara nova com novos efeitos aos nossos arranjos musicais.

Entre os principais nomes que inicializaram a e-music por aqui e os da nova geração de produtores de música eletrônica brasileira estão Xerxes, Mau Mau, Marky, X-Action, Lourenço Loop B, Ramilson Maia, Gismonti André e Fábio Almeida.

Quer tentar? Conheça os equipamentos basicos utilizados por produtores de e-music:
Controladores Midis, Sintetizador, groove box, vocoder, bateria eletrônica (reprodutora de midis).
E mais alguns programas de produção como o Cubase, Logic e Nuendo.

Com estes equipamentos e programas, você já pode brincar e quem sabe virar um produtor de primeira.

Por Fabrís Gesta.
coisasdotrance@hotmail.com
posted by HEAD @ 10:57 AM  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
About Me

Name: HEAD
Home: Belém, Pará, Brazil
About Me: Relações Públicas, com MBA em Marketing.
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Duis ligula lorem, consequat eget, tristique nec, auctor quis, purus. Vivamus ut sem. Fusce aliquam nunc vitae purus.

Links
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER